Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Banho do cachorro

Nós donos de cães sempre perguntamos: qual a frequência de banhos para meu cachorro e como devemos realizar o banho de forma correta?

Antes de começar a responder a pergunta, eu gostaria de informar que a ideia inicial dessa postagem é tentar apresentar orientações técnicas, recomendadas por veterinários e adestradores.

Fonte: (VIDA DE CACHORRO, 2010).

Em geral, para seu cachorro de estimação o intervalo do banho deve ser entre 15 a 30 dias. Esse valor pode variar em relação à pelagem, ao momento, à idade etc. Na dúvida sempre é recomendado consultar o veterinário (BLOG DA VETERINÁRIA, 200?; BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

Para intervalos de banhos com mais frequência (uma vez por semana), é absolutamente necessário utilizar hidratante (específico para cães, por serem neutros) ou shampoo com hidratantes após o banho. Isso é para evitar problemas como: doenças, irritação, coceira, aquele “cheiro de cachorro” e desidratação da pele (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

Já para animais com muito pêlo deve-se dar banho em intervalos maiores, para evitar doenças causadas pela umidade excessiva na pele.

Em momentos como a vacinação, não é recomendado o banho, porque a variação brusca de temperatura corporal pode causar alguma debilidade no sistema imunológico, reduzindo o efeito da vacina, ou até causando algum agravo no animal. Em cães novos e de porte pequeno esse efeito é maior, pois a perda de calor da superfície da pele é alta (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

O banho em casa

O banho deve ser algo divertido e prazeroso para o cachorro e o dono, pois o cão precisa se sentir confortável e seguro nessa situação. Se o banho for algo traumático, ele sempre ficará assustado e irá fugir nesses momentos, causado pelo stress do banho. Tomando certos cuidados podemos reduzir o stress do cão e dificuldades para o dono.

Fonte: (FERREIRA, 2010).
Os passos para dar um bom banho no seu cachorro em casa, sem cometer erros, são os seguintes:

  • Escovar;
  • Preparar o banho (utilizando água morna e produtos neutros);
  • Molhar devagar;
  • Ensaboar;
  • Enxaguar;
  • Escovar;
  • Secar (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Escovar

Fonte: (CASSIA, 200?).

Para iniciar um bom banho fazemos a escovação do pêlo. Deve-se escovar o animal de forma carinhosa, sem machucar, para retirar os nós e os fios soltos. É importante dar atenção aos locais de difícil limpeza, como atrás das orelhas e rabo, sendo sempre cuidadoso com os locais sensíveis (ao redor dos olhos, barriga etc) (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Nessa etapa é possível fazer a limpeza da orelha do cão. A limpeza é realizada, com algodão úmido (não encharcado), na parte externa da orelha (na cartilagem). Nunca se deve limpar a parte interna do ouvido, pois só os veterinários são capazes de limpar sem machucar o cão (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Nunca o dono deve cortar a unha do cão, pois só os veterinários são capazes de realizar esta ação sem machucar ou incomodar o animal (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Preparar o banho

Para preparar o banho deve-se usar produtos neutros, preferencialmente shampoo neutro para cães. Os produtos que contêm veneno antipulgas podem ser perigosos para a pele do cachorro e não devem ser utilizados em casa (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Outro cuidado é quando utilizar shampoo humano, pois a pele do cão tem pH próximo da neutralidade, já o shampoo para seres humanos tem pH levemente ácido. Se não for usado um shampoo específico, o resultado será uma irritação na pele, que iniciará a famosa coceira (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010). Portanto, recomenda-se o shampoo próprio para cães, se não for possível pode-se usar shampoo neutro para bebês (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

A água utilizada deve ser de temperatura morna, nunca quente ou fria. O banho de mangueira só é possível se for em dias quentes e se tiver uma secagem rápida do cão, logo após o banho (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Dica: Uma dica econômica e ecológica é aquecer a água usando energia solar e garrafas plásticas de 2 litros. Esse método só é possível em dias de sol. Preferencialmente usa-se garrafa PET escura (verde ou marrom), para absorver melhor o calor. O método é simples, no início do dia que o cão for tomar banho, coloca-se água na garrafa (fechando com a tampa). Depois é só colocar a garrafa no sol. No período da tarde a água estará aquecida. A quantidade de garrafas depende do porte do cachorro, pois se deve considerar a quantidade de água para molhar e enxaguar. Normalmente, para cachorros de pequeno e médio porte 3 garrafas são suficientes (uma para molhar e duas para enxaguar).

Uma atitude importante é conversar docemente com o bicho, em todo o banho, isso diminuirá o stress do cachorro, dará mais segurança para ele e facilitará o seu trabalho.

Aqui cuidado, sempre se deve evitar que a água entre no ouvido do cachorro.

Normalmente as pessoas colocam algodão no ouvido do seu pet, antes de molhá-lo. A recomendação inicial é não utilizar algodão no ouvido, e nunca colocar qualquer algodão no ouvido do animal, pois o algodão vai absorver a água e vai encharcar o ouvido do mesmo jeito. Mas se for usado o algodão, que seja usado algodão parafinado e de forma cuidadosa (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Molhar devagar

Fonte: (FERREIRA, 2010).

Os primeiros lugares a serem molhados são as patas do cachorro, para ele se acostumar com o contato da água no corpo. Nessa etapa não se deve fazer movimentos bruscos, para não assustá-lo, e nunca se deve jogar água diretamente no rosto dele, isso pode deixá-lo estressado (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (PERALVA, 2011).

Ensaboar

Depois do cão todo molhado, é necessário ensaboar primeiramente as patas e as costas, sendo possível esfregar diretamente a mão no pêlo, com luva própria ou com uma escova de cerdas macias. A escova macia ajuda a limpar as sujeiras mais difíceis, como a terra de baixo das patas. Outro detalhe é ser cuidadoso com o rosto do animal, lembrando de não passar sabão perto dos olhos, boca e nariz (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (FONTALVO, 2011).

Enxaguar

Fonte: (MAIA, 2011).

Enxágue bem o cachorro, cuidando para não derrubar água no rosto, principalmente nos olhos e nariz. Quando o cão tiver pelagem longa é recomendado o uso de um condicionador antes do último enxágue, já em animais de pelagem curta, o uso do condicionador, normalmente, não é preciso (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (TYRANNUS MELANCHOLICUS, 2011).

Depois de enxaguar, se foi colocado algodão no ouvido é bom retirar nesse momento para não esquecer.

Escovar

Depois do enxágue, é feita a escovação, principalmente para animais de pêlos longos. Essa etapa ajuda na remoção de pêlos soltos, evitando que crie nós de pêlos (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (REMARKABLEDOGS, 2011).

Secar

Imediatamente após o enxágue e a escovação deve-se fazer a secagem, preferencialmente com toalha. Pois se o animal dormir molhado, além de estar sujeito a infecções e cheiro de “cachorro molhado”, ocorrerá à formação de fungos e outros agravos, pois a pele dele cria um ambiente úmido, escuro e quente (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Fonte: (FARMAVET, 2011).

Deve-se começar secando bem o peito, a cabeça e entre os dedos, terminando de secar com um secador (na temperatura fria) se for o caso (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Deve-se também tomar muito cuidado com secadores de cabelo comuns, pois eles são quentes demais para os cães. Recomenda-se o uso só de secadores que tenham a opção de temperatura "fria", mantendo uma distância segura do cão e sempre fazendo movimentos laterais, para não concentrar o calor em um único local (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Se o cachorro ficar estressado com o barulho do secador, recomenda-se que dê banhos em dias quentes, enxaguando com toalha. 

A seguir é possível visualizar todos os passos de um bom banho em casa no cachorro, apresentado por Dan Wrobrlewski, veterinário e treinador de cães, e Thaty Mazzoni, adestradora de cães.

Fonte: (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Fontes
BLOG DA VETERINÁRIA. Qual a freqüência dos banhos em cães. 200?.

BLOG DO VETERINÁRIO. Banho nos cães: com que freqüência dar? 2010.

BLOG GUIA DE RAÇAS. Aprenda a dar banho no seu pet, sem sustos. 2010.

CASSIA. O que você faz *PÊLO seu cão? 200?.

FARMAVET. Por que os cachorros fedem tanto quando ficam molhados? 2011.

FERREIRA, Eduardo. Amigo cão. 2010. 

FONTALVO, Mariana Campos. Banho bom pra cachorro: Dicas para banhar seu cão! 2011.

MAIA, Raphaela. Como dar banho no pet. 2011.

PERALVA, Carla. É verão! 2011.

REMARKABLEDOGS. Dog Grooming. 200?.

TYRANNUS MELANCHOLICUS. Morrinha de cachorro é dose. 2011.

VIDA DE CACHORRO. Como dar banho e secar o seu cão. 2010.

WROBRLEWSKI, Dan; MAZZONI, Thaty. Aprenda a dar banho em seu cão em casa. 2010.

5 comentários:

  1. Amigos,
    Estou escrevendo a todos os meus seguidores nessa reta final, espero que não se incomode. Falta apenas 1 mês e meio para o término do TOPBLOG.

    Meu blog está concorrendo ao TOPBLOG 2011 na categoria sustentabilidade.
    Conto com o voto de todos.
    Para votar, visite o link abaixo e confirme sua escolha (não basta clicar em "votar")
    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    Para quem escolhe o perfil "email", não esqueça de digitar nome e endereço de email e só então, clicar em "votar". No dia seguinte, chega uma mensagem de confirmação mandando clicar em outro link para confirmar seu voto. Se não abrir esse email, o voto não é computado.

    Para quem vota pelo perfil do twitter, não pode apenas retuitar a mensagem como parece ser pela descrição do site TOPBLOG. Também deve clicar no botão "votar" do link e confirmar o voto pelo perfil cadastrado no twitter em outra janela que abre imediatamente.

    Parece complicadinho, e é um pouco na verdade, mas depois que se entende o processo, faz sentido.

    Um grande abraço,
    Carolina


    ps: essas fotos estão uma coisa, estou com 3 cães em casa!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a ideia inicial era deixar algumas fotos divertidas e interessantes no momento do banho. rs
    Eu tmb já tive 3 cães em casa, com 3 cachorros é sempre uma alegria maior. rs

    ResponderExcluir
  3. Eu tb dou banho nos meus cães, elas odeiam. Paciência.

    Meu blog concorre ao TOPBLOG na categoria sustentabilidade.

    Cheguei ao segundo turno, tendo ficado entre os 30 primeiros em todas as apurações e mais do que nunca, preciso que todos votem.
    Os votos do primeiro turno não contam para o segundo, daí minha insistência.

    Para votar, basta clicar no link abaixo, escolher a opção email, digitar nome-email e depois, confirmar o voto pela mensagem recebida.
    Votos não confirmados, não são computados.
    Pode-se votar de vários emails diferentes.

    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    As votações encerram em 1 semana.

    Um abraço e obrigada,
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a materia, informativa, completa e cheia de boas referências, parabéns!
    Uma pena ter conhecido só agora o blog de vocês, queria ter votado para ajudar.
    Eu e minha esposa temos nossa página que fala um pouco sobre as raças e algumas histórias sobre cães, passem lá depois para conhecerem.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente o que eu procurava, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir