Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Banho do cachorro

Nós donos de cães sempre perguntamos: qual a frequência de banhos para meu cachorro e como devemos realizar o banho de forma correta?

Antes de começar a responder a pergunta, eu gostaria de informar que a ideia inicial dessa postagem é tentar apresentar orientações técnicas, recomendadas por veterinários e adestradores.

Fonte: (VIDA DE CACHORRO, 2010).

Em geral, para seu cachorro de estimação o intervalo do banho deve ser entre 15 a 30 dias. Esse valor pode variar em relação à pelagem, ao momento, à idade etc. Na dúvida sempre é recomendado consultar o veterinário (BLOG DA VETERINÁRIA, 200?; BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

Para intervalos de banhos com mais frequência (uma vez por semana), é absolutamente necessário utilizar hidratante (específico para cães, por serem neutros) ou shampoo com hidratantes após o banho. Isso é para evitar problemas como: doenças, irritação, coceira, aquele “cheiro de cachorro” e desidratação da pele (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

Já para animais com muito pêlo deve-se dar banho em intervalos maiores, para evitar doenças causadas pela umidade excessiva na pele.

Em momentos como a vacinação, não é recomendado o banho, porque a variação brusca de temperatura corporal pode causar alguma debilidade no sistema imunológico, reduzindo o efeito da vacina, ou até causando algum agravo no animal. Em cães novos e de porte pequeno esse efeito é maior, pois a perda de calor da superfície da pele é alta (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010).

O banho em casa

O banho deve ser algo divertido e prazeroso para o cachorro e o dono, pois o cão precisa se sentir confortável e seguro nessa situação. Se o banho for algo traumático, ele sempre ficará assustado e irá fugir nesses momentos, causado pelo stress do banho. Tomando certos cuidados podemos reduzir o stress do cão e dificuldades para o dono.

Fonte: (FERREIRA, 2010).
Os passos para dar um bom banho no seu cachorro em casa, sem cometer erros, são os seguintes:

  • Escovar;
  • Preparar o banho (utilizando água morna e produtos neutros);
  • Molhar devagar;
  • Ensaboar;
  • Enxaguar;
  • Escovar;
  • Secar (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Escovar

Fonte: (CASSIA, 200?).

Para iniciar um bom banho fazemos a escovação do pêlo. Deve-se escovar o animal de forma carinhosa, sem machucar, para retirar os nós e os fios soltos. É importante dar atenção aos locais de difícil limpeza, como atrás das orelhas e rabo, sendo sempre cuidadoso com os locais sensíveis (ao redor dos olhos, barriga etc) (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Nessa etapa é possível fazer a limpeza da orelha do cão. A limpeza é realizada, com algodão úmido (não encharcado), na parte externa da orelha (na cartilagem). Nunca se deve limpar a parte interna do ouvido, pois só os veterinários são capazes de limpar sem machucar o cão (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Nunca o dono deve cortar a unha do cão, pois só os veterinários são capazes de realizar esta ação sem machucar ou incomodar o animal (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Preparar o banho

Para preparar o banho deve-se usar produtos neutros, preferencialmente shampoo neutro para cães. Os produtos que contêm veneno antipulgas podem ser perigosos para a pele do cachorro e não devem ser utilizados em casa (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Outro cuidado é quando utilizar shampoo humano, pois a pele do cão tem pH próximo da neutralidade, já o shampoo para seres humanos tem pH levemente ácido. Se não for usado um shampoo específico, o resultado será uma irritação na pele, que iniciará a famosa coceira (BLOG DO VETERINÁRIO, 2010). Portanto, recomenda-se o shampoo próprio para cães, se não for possível pode-se usar shampoo neutro para bebês (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

A água utilizada deve ser de temperatura morna, nunca quente ou fria. O banho de mangueira só é possível se for em dias quentes e se tiver uma secagem rápida do cão, logo após o banho (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Dica: Uma dica econômica e ecológica é aquecer a água usando energia solar e garrafas plásticas de 2 litros. Esse método só é possível em dias de sol. Preferencialmente usa-se garrafa PET escura (verde ou marrom), para absorver melhor o calor. O método é simples, no início do dia que o cão for tomar banho, coloca-se água na garrafa (fechando com a tampa). Depois é só colocar a garrafa no sol. No período da tarde a água estará aquecida. A quantidade de garrafas depende do porte do cachorro, pois se deve considerar a quantidade de água para molhar e enxaguar. Normalmente, para cachorros de pequeno e médio porte 3 garrafas são suficientes (uma para molhar e duas para enxaguar).

Uma atitude importante é conversar docemente com o bicho, em todo o banho, isso diminuirá o stress do cachorro, dará mais segurança para ele e facilitará o seu trabalho.

Aqui cuidado, sempre se deve evitar que a água entre no ouvido do cachorro.

Normalmente as pessoas colocam algodão no ouvido do seu pet, antes de molhá-lo. A recomendação inicial é não utilizar algodão no ouvido, e nunca colocar qualquer algodão no ouvido do animal, pois o algodão vai absorver a água e vai encharcar o ouvido do mesmo jeito. Mas se for usado o algodão, que seja usado algodão parafinado e de forma cuidadosa (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Molhar devagar

Fonte: (FERREIRA, 2010).

Os primeiros lugares a serem molhados são as patas do cachorro, para ele se acostumar com o contato da água no corpo. Nessa etapa não se deve fazer movimentos bruscos, para não assustá-lo, e nunca se deve jogar água diretamente no rosto dele, isso pode deixá-lo estressado (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (PERALVA, 2011).

Ensaboar

Depois do cão todo molhado, é necessário ensaboar primeiramente as patas e as costas, sendo possível esfregar diretamente a mão no pêlo, com luva própria ou com uma escova de cerdas macias. A escova macia ajuda a limpar as sujeiras mais difíceis, como a terra de baixo das patas. Outro detalhe é ser cuidadoso com o rosto do animal, lembrando de não passar sabão perto dos olhos, boca e nariz (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (FONTALVO, 2011).

Enxaguar

Fonte: (MAIA, 2011).

Enxágue bem o cachorro, cuidando para não derrubar água no rosto, principalmente nos olhos e nariz. Quando o cão tiver pelagem longa é recomendado o uso de um condicionador antes do último enxágue, já em animais de pelagem curta, o uso do condicionador, normalmente, não é preciso (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (TYRANNUS MELANCHOLICUS, 2011).

Depois de enxaguar, se foi colocado algodão no ouvido é bom retirar nesse momento para não esquecer.

Escovar

Depois do enxágue, é feita a escovação, principalmente para animais de pêlos longos. Essa etapa ajuda na remoção de pêlos soltos, evitando que crie nós de pêlos (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Fonte: (REMARKABLEDOGS, 2011).

Secar

Imediatamente após o enxágue e a escovação deve-se fazer a secagem, preferencialmente com toalha. Pois se o animal dormir molhado, além de estar sujeito a infecções e cheiro de “cachorro molhado”, ocorrerá à formação de fungos e outros agravos, pois a pele dele cria um ambiente úmido, escuro e quente (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Fonte: (FARMAVET, 2011).

Deve-se começar secando bem o peito, a cabeça e entre os dedos, terminando de secar com um secador (na temperatura fria) se for o caso (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Deve-se também tomar muito cuidado com secadores de cabelo comuns, pois eles são quentes demais para os cães. Recomenda-se o uso só de secadores que tenham a opção de temperatura "fria", mantendo uma distância segura do cão e sempre fazendo movimentos laterais, para não concentrar o calor em um único local (BLOG GUIA DE RAÇAS, 2010).

Se o cachorro ficar estressado com o barulho do secador, recomenda-se que dê banhos em dias quentes, enxaguando com toalha. 

A seguir é possível visualizar todos os passos de um bom banho em casa no cachorro, apresentado por Dan Wrobrlewski, veterinário e treinador de cães, e Thaty Mazzoni, adestradora de cães.

Fonte: (WROBRLEWSKI; MAZZONI, 2010).

Fontes
BLOG DA VETERINÁRIA. Qual a freqüência dos banhos em cães. 200?.

BLOG DO VETERINÁRIO. Banho nos cães: com que freqüência dar? 2010.

BLOG GUIA DE RAÇAS. Aprenda a dar banho no seu pet, sem sustos. 2010.

CASSIA. O que você faz *PÊLO seu cão? 200?.

FARMAVET. Por que os cachorros fedem tanto quando ficam molhados? 2011.

FERREIRA, Eduardo. Amigo cão. 2010. 

FONTALVO, Mariana Campos. Banho bom pra cachorro: Dicas para banhar seu cão! 2011.

MAIA, Raphaela. Como dar banho no pet. 2011.

PERALVA, Carla. É verão! 2011.

REMARKABLEDOGS. Dog Grooming. 200?.

TYRANNUS MELANCHOLICUS. Morrinha de cachorro é dose. 2011.

VIDA DE CACHORRO. Como dar banho e secar o seu cão. 2010.

WROBRLEWSKI, Dan; MAZZONI, Thaty. Aprenda a dar banho em seu cão em casa. 2010.

5 comentários:

  1. Pois é, a ideia inicial era deixar algumas fotos divertidas e interessantes no momento do banho. rs
    Eu tmb já tive 3 cães em casa, com 3 cachorros é sempre uma alegria maior. rs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a materia, informativa, completa e cheia de boas referências, parabéns!
    Uma pena ter conhecido só agora o blog de vocês, queria ter votado para ajudar.
    Eu e minha esposa temos nossa página que fala um pouco sobre as raças e algumas histórias sobre cães, passem lá depois para conhecerem.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente o que eu procurava, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir